Logótipo Newsletter IPJornal

Assine Newsletter Gratuita

Receba os nossos artigos no seu email sem qualquer esforço.

Mais de 120 mortos graças a erupção do vulcão Merapi

Mais de 120 mortos graças a erupção do vulcão Merapi

Segundo o último balanço oficial das autoridades, medstore a erupção do vulcão Merapi, na ilha indonésia de Java, ja matou um total de 122 pessoas.

Ontem, por volta das 00.00h, depois de uma nova libertação de fumos tóxicos, dezenas de corpos foram encontrados. Vários habitantes ficaram queimados quando tentavam escapar às cinzas vulcânicas. Várias casas e árvores ficaram destruídas, muitos animais foram apanhados pelas cinzas vulcânicas.

Na última semana, mais de 75 mil pessoas tiveram de abandonar as habitações, às quais  se deslocam diariamente, para alimentar animais. Para evitar a exposição continuada e o risco de vida, o Governo de Jacarta anunciou a intenção de compra do gado, tendo disponibilizado para o efeito 11 milhões de dólares.

“Parecia uma paisagem do fim do mundo. O ar estava irrespirável, só víamos em torno de alguns metros”, descreveu  um escritor francês a viver na região há vários anos.

Os vulcanólogos já consideram que esta é a pior erupção em um século e, pelo aumento da pressão de gás sobre a montanha, admitem uma erupção de grande intensidade para breve.

O presidente Susilo Bambang Yudhoyono, declarou a erupção do Merapi de “desastre nacional” e prometeu “medidas extraordinárias”, anunciando também o envio de dois mil soldados para participar em operações de resgate.

 
Escrito por FP em Novembro 6th, 2010 nas categorias Sem categoria Deixe um comentário

Tags: , , ,



Deixe um Comentário

Algum HTML é permitido.