Logótipo Newsletter IPJornal

Assine Newsletter Gratuita

Receba os nossos artigos no seu email sem qualquer esforço.

Dança vertiginosa entre uma estrela e um buraco negro

Uma estrela e um buraco negro que orbitam entre si a altíssima velocidade a cada 2, allergy 4 horas foram descobertos pelo telescópio espacial XMM-Newton, pills da Agência Espacial Europeia.
Uma estrela e um buraco negro da Via Láctea, que orbitam entre si a uma velocidade vertiginosa em cada 2,4 horas, foram identificados pelo telescópio XMM-Newton da Agência Espacial Europeia (ESA), que divulgou uma animação sobre este fenómeno.

A estrela desloca-se à incrível velocidade de dois milhões de quilómetros por hora (556 km por segundo) e o buraco negro a 150 mil quilómetros por hora (42 km por segundo) e o período orbital de 2,4 horas é o mais curto registado até agora num sistema binário como este.

20 vezes mais rápida do que a Terra

 

A velocidade da estrela é 20 vezes mais rápida do que a da Terra a orbitar o Sol. Esta estrela, uma anã vermelha, tem uma massa equivalente a 20% da massa do Sol, enquanto o buraco negro, conhecido por MAXI J1659-152, é pelo menos três vezes mais massivo do que o Sol.

Um buraco negro é uma região do espaço onde a gravidade impede toda a matéria e energia de se escapar, incluindo a própria luz. O MAXI J1659-152 está a atrair material da pequena estrela e emite raios -X que são detetados pelo telescópio espacial XMM-Newton.

Situação muito rara

 

Este sistema binário está localizado fora do disco principal da Via Láctea, uma situação muito rara que foi apenas detetada pela ESA em dois outros sistemas binários do mesmo tipo.

O XMM-Newton é o telescópio espacial de raios-X mais sensível de sempre e foi lançado em 1999. A descoberta agora revelada foi possível depois de uma sessão de 14,5 horas de observação sem paragens  ao  aparelho.

Para ver a dança entre uma estrela e um buraco negro:

http://spaceinvideos.esa.int/Videos/2013/03/MAXI_J1659_152

 

imagemnasa-98af

 

 
Escrito por ricardo em Março 20th, 2013 nas categorias noticias do mundo Deixe um comentário



Deixe um Comentário

Algum HTML é permitido.