Logótipo Newsletter IPJornal

Assine Newsletter Gratuita

Receba os nossos artigos no seu email sem qualquer esforço.

35 mortos nos E.U.A. na sequência de fortes tempestades

35 mortos nos E.U.A. na sequência de fortes tempestades

“Não há equivalente para a mãe Natureza no seu pior”, generic admitiu Mitch Daniels, anabolics governador do Indiana, onde ontem se contavam já 14 vítimas mortais. As tempestades, que em várias zonas deram origem a tornados, fizeram outras 17 vítimas no Kentucky, três no Ohio e pelo menos uma no Alabama, segundo um balanço avançado pela CNN.

Ao todo, adianta a BBC, foram registados mais de 90 tornados, num total de “700 fenómenos meteorológicos intensos”.

As primeiras mortes foram noticiadas durante a tarde de ontem no estado do Indiana, atingido em simultâneo por vários tornados. A CNN revelou que a cidade de Henryville foi uma das mais atingidas, com bairros inteiros arrasados pelos fortes ventos, notícias de camiões e autocarros escolares lançados contra casas. A localidade vizinha de Marysville foi descrita como estando “totalmente destruída”.

Assim que se registou uma acalmia, as autoridades lançaram uma vasta operação para limpar estradas e encontrar sobreviventes entre os destroços, havendo informação de dezenas de pessoas desaparecidas, incluindo um rapaz de nove anos. A imprensa local noticiou que uma família de quatro pessoas foi encontrada morta em casa, no condado de Washington, e vários corpos foram localizados dentro de automóveis arrastados pelos tornados.

Mas houve pelo menos uma boa notícia para as equipas de resgate: uma menina de dois anos foi encontrada com vida num campo a sul de Henrysville após a passagem da tempestade, adiantou a BBC. Ninguém sabe como a criança foi parar sozinha ao local e o seu estado é considerado crítico, tendo sido transferida de helicóptero para um hospital de Louisville, a maior cidade do vizinho estado do Kentucky.

As tempestades – que atingiram boa parte do Midwest e se estenderam a partes dos estados do Alabama, Tennessee e Florida – ocorreram dias depois de uma outra frente meteorológica ter atingido uma região próxima, provocando 13 mortos.

Ao final da tarde de sexta-feira, perante o agravamento da situação, o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA emitiu um alerta de tornados para toda a região, avisando em particular para a intensidade dos ventos previstos para o Indiana. “Esta é uma situação extremamente perigosa… se estão no caminho deste tornado vão imediatamente para abrigos”, avisou o NWS. Para muitos, o alerta chegou tarde.

Os tornados são frequentes durante todo o ano no Centro e Sul dos Estados Unidos, mas a intensidade das tempestades registadas nesta semana é pouco habitual para a época – o pico dos tornados costuma ocorrer de Março a Maio no Sul e um pouco depois nos estados mais a norte.

 
Escrito por IP Jornal Team em Março 5th, 2012 nas categorias catástrofe, noticias do mundo, Noticias Internacionais 1 Comentário

Tags: , , , , , , , , , , , , ,



Uma Resposta to “35 mortos nos E.U.A. na sequência de fortes tempestades”

  1. […] no hospital depois de ter sido arremessada a 16 quilómetros de sua casa pelos ventos ciclónicos.35 mortos nos E.U.A. na sequência de fortes tempestadesIp JornalMortos por tornados sobem para 39 nos EUABandEUA: Tempestades matam 35 pessoas em três […]

Deixe um Comentário

Algum HTML é permitido.