Logótipo Newsletter IPJornal

Assine Newsletter Gratuita

Receba os nossos artigos no seu email sem qualquer esforço.

Frio leva a uma maior afluência de crianças às urgências hospitalares

Frio leva a uma maior afluência de crianças às urgências hospitalares

Nos últimos dias, ed devido às baixas temperaturas que se têm feito sentir, nurse o  número de crianças nas urgências pediátricas disparou. Só no Hospital de São João, no Porto, aumentou 46%, em comparação com o ano passado.

Segundo o coordenador para a área da Pediatria da ARSLVT, “há um aumento global da procura ao nível dos consultórios, centros de saúde e hospitais”. Refere ainda que “os casos clínicos são de vírus respiratórios, sem quadros graves e sem um aumento do número de internamentos”. A diferença, “é que o tempo de febre é maior, rondando os 4 a 5 dias”. Ressalva ainda que, na maioria dos casos, são situações “perfeitamente benignas e que passam pelas crianças ficarem em casa, a tomar antipiréticos, quando necessário”.

Gonçalo Cordeiro Ferreira acrescentou ainda que “muitos dos atendimentos nas urgências pediátricas hospitalares que se verificam nesta altura do ano poderiam facilmente ser resolvidos através de aconselhamento telefónico ou, se necessário, com recurso aos cuidados de saúde primários, aliviando assim os hospitais para as situações verdadeiramente urgentes”.

Assim, a ARSLVT aconselha o recurso à Linha de Saúde 24, através do número de telefone 808 24 24 24, em situações de preocupação ou dúvida sobre a saúde das crianças, acrescentando ainda que todas as crianças que tenham entre 1 e 12 anos e sejam encaminhadas por esta linha, terão prioridade no atendimento nos centros de saúde.


 
Escrito por FP em Dezembro 20th, 2010 nas categorias Saúde e Bem-Estar 1 Comentário

Tags: , , ,



Uma Resposta to “Frio leva a uma maior afluência de crianças às urgências hospitalares”

  1. COSTA diz:

    Sub carga nos hospitais no inverno,nomal,para um pais com constuçao fraca sem isolamenta,transportes sem aquecimento,e um povo nao perparado para baixas temperaturas,e sem comdiçoes para enfremtar,este novo clima,sao as prinçipais origens de muita ida as urgencias.

Deixe um Comentário

Algum HTML é permitido.