Logótipo Newsletter IPJornal

Assine Newsletter Gratuita

Receba os nossos artigos no seu email sem qualquer esforço.

Tecnologia para criar “estradas solares” desenvolvida por um casal

estradas-paineis-solares-reproducao-el-pais-619

A ideia foi criada por Scott Brusaw que desde os anos 60, arthritis ainda em criança, fazia desenhos que esboçavam “estradas solares”. Mas foi à cinco anos, com o apoio de Julie, sua esposa, que o americano decidiu transformar o sonho em realidade e, para o conseguir, recebe suporte financeiro do governo e de fontes privadas.

A ideia é que o asfalto, um subproduto do petróleo, seja substituído por painéis solares e posteriormente iriam transferir a energia para casas próximas da via ou até mesmo para veículos eléctricos que circulam na estrada. O primeiro desafio enfrentado foi a segurança do motorista, visto que os painéis não ofereceriam a estabilidade necessária, especialmente em dias de chuva. Para isso foi criada uma textura que, segundo os americanos, é tão boa ou até melhor que a do asfalto, mesmo nos dias de tempo ruim.

Segundo o casal, apenas um quilómetro de estrada solar geraria diariamente 8,32 Megawatts por hora, o suficiente para abastecer 250 casas.

 No entanto, a maior crítica à estrada solar, é que construir estradas com painéis solares seria muito mais caro do que as construir com asfalto. Para Scott, por outro lado, a produção de energia e a sustentabilidade do projeto o compensam. A Solar Roadways estima que, somente com a venda de eletricidade, os gastos se paguem em 20 anos, mesmo sem ter em conta o aumento dos preços. A empresa aposta também na durabilidade dos painéis e afirma que a grande maioria não precisará ser trocada nesse tempo.

 
Escrito por IP Jornal Team em Dezembro 12th, 2013 nas categorias actualidade, ambiente, Ciência, Notícias de Tecnologia, Noticias Internacionais Deixe um comentário

Tags: , , , , ,



Deixe um Comentário

Algum HTML é permitido.